BANDA-ALÇA
A Banda-alça é um mantenedor de espaço fixo com a finalidade de preservar o espaço do dente decíduo perdido prematuramente. Por ser um mantenedor fixo, a banda-alça é muito eficiente, já que independe da colaboração da criança-paciente. A principal indicação da banda-alça é quando o espaço desta perda não é muito extenso, ou seja, a perda unilateral do primeiro molar decíduo ou do segundo, quando o primeiro molar permanente já se faz presente.
A perda prematura de um dos molares decíduos poderá provocar a inclinação mesial do primeiro molar permanente, principalmente quando este ainda não se faz presente na cavidade bucal, causando a redução do perímetro do arco e acarretando o comprometimento do espaço para a erupção dos sucessores permanentes.
Diante desta perda prematura dos molares decíduos, inicialmente deve-se fazer uma análise do estágio de desenvolvimento do dente permanente sucessor e na seqüência uma análise da condição de espaço no arco dentário; uma vez definida a necessidade da colocação de um mantenedor de espaço, a opção poderá ser, além da banda-alça, a coroa-alça, um arco lingual de Nance ou um aparelho estético funcional.