HERBST
Idealizado por Emil Herbst, este aparelho é indicado para tratamento ortopédico das más oclusões de Classe II com retrognatismo mandibular, para pacientes durante a fase de crescimento.
Porém, devido ao tempo relativamente curto (6 a 8 meses), em contraste com o período de tempo mais prolongado (2 a 3 anos) usualmente requerido para tratamento com aparelhos ortopédicos removíveis, a indicação pode ser até mesmo um pouco após o surto de crescimento pubertário.
Consiste em um mecanismo telescópico bilateral, similar a uma articulação articular ativa entre a maxila e a mandíbula, composto por um tubo telescópico, um pistão, um par de parafusos e seus correspondentes pivôs, para cada lado dos arcos dentários.
Apresenta muitas vantagens com relação aos inúmeros aparelhos utilizados no tratamento ortopédico das más oclusões de Classe II: mantém a mandíbula constantemente protruída; não requer uma grande cooperação por parte do paciente e, além disso, o tratamento geralmente estende-se por um período de tempo mais reduzido em relação os demais aparelhos ortopédicos.
São vários os fabricantes de aparelho de Herbst e também os modelos do mesmo. os mais utilizados em nosso laboratório são:
* Herbst GAC;
* Herbst Nacional;
* Herbst Dentaurum;
* Herbst Ormco.
Regulagem do Aparelho de HERBS
Para melhor aproveitamento dos recursos do aparelho de Herbst:
se for necessário proporcionar maior avanço mandibular do paciente, durante o período de uso deste aparelho, é preciso acrescentar peças cilíndricas (parte do tubo telescópico) nos braços inferiores do aparelho, mantendo a mandíbula do paciente numa posição mais protruída.
Herbst da GAC com extensão colocada