PENDEX
Composto basicamente de uma placa de acrílico, parafuso expansor e molas ativas, que são encaixadas aos tubos dos primeiros molares superiores e bandas ou fios de apoio nos primeiros e segundos pré-molares superiores que agem como grampos de retenção, promovendo a estabilidade do aparelho.
Este aparelho é uma modificação do aparelho Pêndulum de Hilgers. Ambos são utilizados para distalização dos molares superiores, principalmente em pacientes com pouca colaboração.
O Pendex é utilizado quando há necessidade de expansão transversal, adptando-se um parafuso expansor no aparelho Pêndulum.
PENDEX MODIFICADO
Juntamente com os professores do CORA (Centro Odontológico Rodrigues de Almeida / Bauru-SP), realizamos uma modificação no aparelho original, que possibilita a remoção das molas separadamente do botão, facilitando em muito a ativação das mesmas, já que trata-se de um aparelho fixo onde há grande dificuldade para ativação intra-bucal.
Dica Clínica:
O uso do aparelho é de aproximadamente 8 a 12 semanas, no entanto, é muito importante estabilizar os molares para que eles não retornem às posições originais