APARELHOS FIXOS – QUADRIHÉLICE

QUADRIHÉLICE

Aparelho fixo para correção de mordida cruzada posterior, proporciona expansão lenta e simétrica do arco dentário superior.

Apresenta um arco palatino com quatro helicóides, dois mesiais e dois distais, soldado às bandas dos primeiros molares permanentes ou dos segundos molares decíduos.

Pelo fato de ter quatro helicóides, este aparelho possui um limite maior de forças e suavidade, e possibilita uma individualização melhor das regiões a serem ativadas. Ele produz um aumento transversal do arco em função da movimentação dentária.

O Quadrihélice pode ser:

* com grade palatina
nos casos de mordida cruzada posterior e aberta anterior;

* até os anteriores
(laterais e centrais)

nos casos de mordida cruzada posterior e anterior;

* com molas
(digitais, simples ou duplas)

nos casos em que um ou mais dos
anteriores precisarem de uma movimentação maior;

* unilateral
nos casos de mordida cruzada unilateral, pode-se fazer uma adaptação do lado oposto visando menor força neste.

O aparelho original e todas suas variações podem ser soldados na banda molar (1 e 2 molares decíduos e permanentes) ou podem ser de encaixe no tubo lingual colocado na face palatina dessas bandas, permitindo a remoção e ativação com maior facilidade.

Quadrihélice soldado na banda molar
(Na área exclusiva para os clientes PEO, veja detalhe do Quadrihélice de encaixe no tubo lingual, unilateral e com grade palatina)

DICAS:
1) Este aparelho é indicado nos casos de mordida cruzada posterior bilateral suave, sem envolvimento esquelético, nas dentaduras decídua e mista, podendo ser utilizado ocasionalmente na dentadura permanente, em casos específicos de inclinação dentária.
2) O intervalo entre as ativações é mensal, devendo-se, preferencialmente, remover o aparelho para ativá-lo.
3) O tempo de ativação leva, em média, 3 meses de uso ativo, com uma variação de 1 a 6 meses.